Planejamento

Planejamento da festa
O primeiro passo é o de planejar a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio. Se a resposta for não, faça uma adaptação na idéia para alguma idéia possível.
Eleja uma ajudante na organização. Desde o início da organização da festa, você deve ter uma pessoa de sua confiança participando da organização pois você não conseguirá fazer tudo sem ajuda.
Faça a lista dos convidados 
Considere conforme a possibilidade dos irmãos, babá ou pais também virem. Veja abaixo as características conforme sua escolha de data e horário.
Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de vir.
Defina a data e horário levando em conta os seguintes fatores
- Festa de Fim de Semana
As festas de final de semana geralmente geram um maior número de pessoas, pois quando a criança convidada tem irmãos, os mesmos provavelmente virão já que o pai ou mãe ou ambos irão trazer seus filhos.
- Festas durante a Semana
Durante a semana isto é mais difícil de ocorrer, pois o irmão(ã) muitas vezes tem outras atividades ou a criança convidada pega carona com algum colega da escola além de que os pais geralmente trabalham e então não comparecem a festa. O número de pessoas presentes na festa é menor.
- Festa Direto da Escola
As festas que acontecem saindo direto da escola são as mais econômicas. Os pais da criança aniversariante devem organizar o transporte para o local da festa com total segurança, geram a necessidade de se oferecer o almoço ao invés de salgadinhos mas proporcionam uma festa mais econômica pois o número de convidados se restringe as crianças sem a presença dos pais, babá ou irmãos. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade. Caso a festa seja feita num Buffet Infantil, geralmente o custo é menor que em outros horários e a duração da festa também é menor.
Defina o local da festa
Se você deseja fazer a festa num buffet infantil, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e veja tudo o que ele tem a oferecer pensando na idade das crianças convidadas. Não se impressione pelo que existe no local, pois as vezes seu filho ou os amiguinhos dele não curtem tudo o que se oferece em função da idade.
Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da escola ou região onde predomina os convidados e o aniversariante. Caso a festa aconteça direto da escola, esta preocupação pode ser menor pois você terá que oferecer o transporte para o local.
Se você pretende fazer a festa em casa, além de verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do prédio, você deverá ter muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa gratificante para quem organizou. As vantagens da festa em casa são a de tornar o evento exatamente do seu gosto, caso você não pretenda oferecer uma super estrutura o custo será menor, o horário da festa é mais flexível mas gerará muito mais trabalho de quem organiza.
Escolha o tema da festa
O tema deve estar relacionado com a idade do aniversariante. Além disso é necessário verificar se o personagem escolhido está disponível pois as vezes trata-se de um tema novo que ainda não oferece opções no mercado.
Alimentação
Conforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa.
Caso a festa seja feita em casa, clique aqui para ver a quantidade de salgados, doces,etc que você deve prever.
Se você optar por um buffet infantil, você deverá apenas definir o cardápio não se preocupando com as quantidades.
O bolo e os docinhos são componentes de destaque da festa. Além de gostosos, devem ser bonitos e/ou criativos. Existem muitas pessoas que fazem docinhos modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até foto relacionado ao tema. 
Diversão na Festa
O tipo de diversão está diretamente relacionado com a a idade dos convidados.
Para a contratação de teatrinho, mágicos, palhaços e/ou equipe de recreação que farão jogos e brincadeiras, deve haver uma preocupação com a idade do aniversariante e com a média das idades dos convidados.
Se você optar por uma atração, verifique a possibilidade de relacionar a atração ao tema da festa.
No caso de equipe de recreação, também é possível planejar brincadeiras relacionadas a estória do tema da festa.
Planejamento do roteiro da festa
A festa dura em média 4 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, exceto nos casos de festa direto da escola.
A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos ( pula pula, piscina de bolinhas, cama elástica, etc). A próxima etapa seria a da apresentação do teatrinho ou qualquer outra atração contratada. Em seguida vem a etapa do Parabéns. Depois desta etapa, os convidados começam a se despedir e ai não pode faltar a entrega da lembrancinha e também do agradecimento pela presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário